"TURBINAS AQUECIDAS"
Bruno Reis detalha operações para fazer o sábado de Carnaval dar certo
Famoso por ser o dia mais lotado da folia, o sábado de Carnaval recebeu 1,5 milhão de foliões

O sábado de Carnaval sempre foi tratado como o verdadeiro teste de fogo da folia em Salvador. Com o início do final de semana, é o primeiro dia em que os três circuitos oficiais recebem grandes multidões simultaneamente, colocando à prova toda a estrutura de mobilidade, segurança, saúde e organização.
Em 2026, segundo o prefeito Bruno Reis, o resultado superou expectativas, depois de um pré-Carnaval que serviu para "aquecer as turbinas" e fazer com que tudo chegasse funcionando bem no grande dia.
"Tivemos o melhor sábado de carnaval em toda a história. Passamos pelo momento que traz um pouco de frio na barriga sem muitos problemas. Apesar das grandes atrações no Campo Grande e na Barra/Ondina conseguimos equilibrar, e é esse equilíbrio que tem feito com que o carnaval seja um sucesso", declarou.
Leia Também:
A missão de Salvador não é fácil. São 1,5 milhão de foliões nas ruas, sendo mais de um milhão no Circuito Dodô (Barra/Ondina), 442 mil no Circuito Osmar (Campo Grande) e 41 mil no Circuito Batatinha (Pelourinho).
Quanto ao volume, o prefeito destacou que o planejamento começou antes mesmo da abertura oficial da folia. "Estamos mais preparados, com mais expertise e a cada ano nos aperfeiçoamos mais para entregar mais e melhor. Eu estou muito feliz com o resultado até aqui", celebrou.
"A gente vinha testando as operações, que esse ano começaram já no Furdunço, e fomos aprimorando até que na quinta-feira a gente já chegou, digamos assim, com as turbinas aquecidas", detalhou.
Turismo aquecido e ocupação recorde
Indo além das ruas, o impacto econômico também chamou atenção. No terceiro dia de Carnaval, a taxa média de ocupação hoteleira chegou a 99,17%, superando com folga os 90,31% registrados no mesmo período de 2025.
O fluxo aéreo cresceu, com 98 pousos no sábado (alta de 11,4% em relação a 2025) e 14.370 passageiros desembarcados (aumento de 10,6%), enquanto na rodoviária, 13.824 passageiros chegaram à capital baiana, um crescimento de 0,9% na comparação anual.

Assim, os dados consolidam o sábado como o ponto de maior aquecimento do turismo e da economia local, finalizado com sucesso em 2026.
Políticas sociais e financiamento
Dentro dos circuitos, também estão em curso diversas iniciativas voltadas para ambulantes e catadores, como o apoio a restaurantes populares, transporte público gratuito e acolhimento para filhos de trabalhadores.
"O que a gente tem feito, por todos os trabalhadores do Carnaval, nenhum outro governo fez", disse Bruno.
Outro ponto enfatizado foi o modelo de financiamento da festa. Segundo o prefeito, o valor arrecadado com patrocinadores superou o montante investido pela Prefeitura nas atrações.
"Posso assegurar a vocês que o que a gente arrecada de patrocínio é superior ao que a gente paga para as bandas que se apresentam, para os blocos afros, ou seja, para toda programação artística e cultural", declarou.
Com números recordes, estrutura testada e turismo em alta, o sábado de 2026 consolida a ideia de que o Carnaval de Salvador entrou no seu momento de maturidade operacional, com as "turbinas aquecidas" antes mesmo do pico da festa.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




