Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

XIX CONFUP

Petroleiros elegem nova diretoria da FUP

Chapa unitária foi eleita por unanimidade, reconduzindo Deyvid Bacelar à Coordenação Geral da FUP

Da Redação

Por Da Redação

04/08/2023 - 8:05 h
Nova diretoria tem participação histórica de nove mulheres
Nova diretoria tem participação histórica de nove mulheres -

O XIX Congresso Nacional da FUP começou nessa quinta-feira, 3, à tarde, em formato híbrido, no Instituto Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. Cerca de 300 trabalhadores participam do evento, entre delegados eleitos, observadores, assessorias e convidados. Antes da solenidade de abertura do Congresso, as delegações elegeram a nova diretoria colegiada da FUP, que conduzirá as lutas da categoria petroleira pelos próximos três anos (2023-2026).

O Congresso, que tem como tema “Energia para renovar o Brasil”, foi aberto com a eleição da mesa diretora e do Regimento Interno. Na sequência, as petroleiras e os petroleiros aprovaram a tese guia que norteará os Grupos de Trabalho (GTs) sobre os temas a serem deliberados até domingo , 6, quando ocorrerá a plenária final.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A chapa unitária foi eleita por unanimidade, reconduzindo Deyvid Bacelar à Coordenação Geral da FUP. A chapa é composta por todas as correntes políticas que integram a federação: Articulação Sindical (ARTSIND), CUT Socialista e Democrática (CSD), Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e Resistência Petroleira.

A nova diretoria da FUP tem a diversidade das bases representadas e o protagonismo cada vez maior das mulheres no movimento sindical. As mulheres petroleiras aumentaram de oito para nove o número total de vagas na diretoria colegiada (25%). Elas também dobraram a participação na titularidade da diretoria, que passará a ter quatro petroleiras, duas a mais em relação à atual composição.

Além disso, a chapa eleita é composta por trabalhadores da ativa e aposentados as empresas do Sistema Petrobrás e do setor privado.

As regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste também estão todas representadas na diretoria colegiada da FUP, reforçando a unidade nacional da categoria.

“A nossa chapa expressa não só a diversidade da nossa categoria e das nossas pautas, como, principalmente, o compromisso em mantermos a nossa independência e autonomia sindical diante dos governos e patrões. Esse é um princípio cutista que é a essência das nossas lutas e trajetórias e que, mais do que nunca, precisamos fortalecer, pois temos um governo que ajudamos a eleger, mas que é de ampla composição e, portanto, está em permanente disputa”, afirma o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Deyvid Bacelar diretoria FUP petroleiros

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Nova diretoria tem participação histórica de nove mulheres
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Nova diretoria tem participação histórica de nove mulheres
Play

“Pegada suicida”: entenda o erro que causou a morte de homem atingido por supino

Nova diretoria tem participação histórica de nove mulheres
Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Nova diretoria tem participação histórica de nove mulheres
Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

x