Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LUTO

Morre no Rio, aos 83 anos, o acadêmico José Murilo de Carvalho

Ele ocupava a cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras

Por Cristina Indio do Brasil | Agência Brasil

13/08/2023 - 14:40 h
José Murilo de Carvalho
José Murilo de Carvalho -

O historiador José Murilo de Carvalho, que ocupava a cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL) , morreu na madrugada deste domingo,13, aos 83 anos. De acordo com a instituição, ele estava internado no Hospital Samaritano em consequência de covid-19. Entre as 19 obras escritas por José Murilo de Carvalho, eleito para a ABL em 2004, estão A formação das almas, A cidadania no Brasil, e Os bestializados. O escritor mineiro fazia parte também da Academia Brasileira de Ciências.

O velório será nesta segunda-feira, 14, a partir das9h, na sede da ABL, e o enterro, às 13h, no Mausoléu da academia no Cemitério São João Batista. José Murilo de Carvalho deixa um filho, Jonas Lousada de Carvalho.

Em nota, a ABL destacou que considerado um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros, o acadêmico era bacharel em sociologia e política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em ciência política pela Universidade de Stanford, na Califórnia, onde defendeu tese sobre o Império Brasileiro.

A ABL informou ainda que José Murilo de Carvalho foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e na Fundação Ortega y Gasset em Madri. Foi professor emérito da UFRJ e pesquisador emérito do CNPq.

O presidente da ABL, Merval Pereira, disse que José Murilo de Carvalho explicou o passado do Brasil desde o Império e, a partir desse conhecimento, “analisava a política brasileira recente com requintes históricos que ajudavam a antever o futuro, do qual se desiludiu nos últimos anos. É uma perda não apenas para a ABL, onde tinha sob seus cuidados nossos arquivos, mas para a cultura brasileira”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ABL acadêmico José Murilo de Carvalho Morte

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
José Murilo de Carvalho
Play

Líderes do BDM da Bahia são capturados em São Paulo durante operação

José Murilo de Carvalho
Play

Vídeo: Estudante é agredida e ameaçada de morte por estar sem sutiã

José Murilo de Carvalho
Play

Justiça nega remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

José Murilo de Carvalho
Play

Pitbull ataca cadela que descansava durante passeio; veja vídeo

x