Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Médicos alertam para falta de insulina no Brasil, diz CRM

Ministério da Saúde diz que situação está controlada

Redação

Por Redação

06/01/2025 - 9:36 h
Remédio é usado no tratamento contra diabetes
Remédio é usado no tratamento contra diabetes -

O Brasil está em alerta com a falta de insulina em hospitais e farmácias, situação que vem sendo apontada por médicos e pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF). Desde março de 2024, alertas sobre o desabastecimento têm gerado preocupação entre especialistas, especialmente por envolver um medicamento essencial para pacientes com diabetes.

“Estamos ficando reféns, muitas vezes, do mercado externo e da capacidade de produção industrial de outros países. E o que está havendo nessa questão da insulina é nacional”, afirmou Lívia Vanessa Ribeiro Gomes Pansera, presidente do CRM-DF, em entrevista ao Correio Braziliense. Ela destacou que o problema pode estar relacionado tanto à capacidade de fornecimento quanto à falta de planejamento governamental.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo Pansera, as dificuldades no abastecimento de insulina foram sinalizadas há meses, mas ainda não houve solução concreta. “Muitas vezes, quando essas empresas começam a ter problema no fornecimento, elas avisam ao mercado, mas, frequentemente, não há um planejamento adequado. As pessoas vão deixando os comunicados ali quando chega uma situação emergente”, explicou.

A presidente do CRM-DF ressaltou a importância da insulina para a qualidade de vida dos pacientes com diabetes. Ela lembrou que existem diferentes tipos do medicamento, permitindo um cuidado individualizado. “Cada paciente tem necessidades diferenciadas. Não é uma receita de bolo. O que é igual para um pode não ser para outro”, afirmou.

Apesar dos avanços tecnológicos que ampliaram a variedade de insulinas disponíveis, o desabastecimento representa um grande risco para pacientes que dependem do medicamento para controlar a doença.

Ministério da Saúde nega desabastecimento

Em nota, o Ministério da Saúde negou que haja falta de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou que o fornecimento está garantido até o fim de 2025. A pasta, comandada pela ministra Nísia Trindade, reconheceu, no entanto, a existência de uma restrição mundial na oferta do medicamento.

“Para driblar o problema mundial de restrição na oferta de insulina, o Ministério da Saúde firmou um acordo para antecipar a entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina até o fim de dezembro, garantindo o abastecimento de insulina até 2025”, informou o órgão.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

atenção falta insulina médicos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Remédio é usado no tratamento contra diabetes
Play

Homem tem pescoço atravessado por madeira e sobrevive; veja vídeo

Remédio é usado no tratamento contra diabetes
Play

Bahia é “excluído” da Libertadores em gafe ao vivo na TV Globo

Remédio é usado no tratamento contra diabetes
Play

Vídeo: Caminhão de dupla sertaneja invade festa e fere 14 pessoas

Remédio é usado no tratamento contra diabetes
Play

Vídeo: Homem arrasta mulher pelos cabelos e a espanca com socos

x