Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TRANSPORTE AÉREO

Governo reduz voos do Santos Dumont para ampliar fluxo no Galeão

Portaria foi assinada nesta quinta-feira pelo ministro Márcio França

Douglas Corrêa | Agência Brasil -

Por Douglas Corrêa | Agência Brasil -

10/08/2023 - 23:46 h
Aeroporto Santos Dumont no Rio
Aeroporto Santos Dumont no Rio -

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França assinou nesta quinta-feira,10, no Rio de Janeiro, a portaria que vai garantir a migração dos voos do Santos Dumont, na área central da cidade, para o Aeroporto Internacional do Galeão [Tom Jobim], na Ilha do Governador. A medida entrará em vigor a partir do dia 2 de janeiro de 2024.

O documento foi assinado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras do novo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa Tech), que vai funcionar na região do Porto Maravilha, na zona portuária da cidade. Com a medida, as operações do Santos Dumont vão ficar limitadas para voos distantes até um raio de 400 quilômetros (km).

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A restrição dos voos foi tomada em conjunto pelo governo do Estado e a prefeitura do Rio, com a finalidade de aumentar a demanda do Aeroporto Internacional, que apresenta uma queda muito grande no número de voos e, consequentemente, no número de passageiros. Atualmente, o Galeão opera com 20% da sua capacidade.

O Aeroporto Santos Dumont terá também a sua capacidade operacional reduzida já a partir de outubro. Cada companhia aérea terá de reduzir de 30% a 50% a oferta de voos para que reduza, até o final de 2023, o número máximo anual de 10 milhões de passageiros. Desta forma, o Santos Dumont só terá voos para Congonhas e Vitória. Os voos para Brasília, no primeiro momento, também vão sair do Aeroporto Internacional.

O ministro disse que a assinatura do documento visa a aumentar o movimento do fluxo aeroviário no Rio de Janeiro de modo a facilitar o trânsito de passageiros no Rio de Janeiro e incentivar a economia local.

França disse ao prefeito Eduardo Paes que a assinatura dessa portaria foi possível com o empenho do presidente Lula. O ministro disse que Lula combinou com o prefeito Eduardo Paes para encontrar um formato jurídico para essa operação. “O ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), então, encontrou uma forma jurídica para dar lastro a essa decisão”, disse o ministro.

“O que a gente quer é que possa voltar a ter no Aeroporto Internacional do Galeão um número muito maior de voos e passageiros. O Galeão é o maior aeroporto físico do Brasil e também queremos que ele retorne a ter muitos voos e muitos passageiros que é a nossa vontade”, acrescentou França.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Aeroporto Santos Dumont Rio de Janeiro voos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Aeroporto Santos Dumont no Rio
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Aeroporto Santos Dumont no Rio
Play

“Pegada suicida”: entenda o erro que causou a morte de homem atingido por supino

Aeroporto Santos Dumont no Rio
Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Aeroporto Santos Dumont no Rio
Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

x