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BRASIL

BYD anuncia bateria inovadora para superar desafios de ônibus elétricos

Bateria Blade carrega pela metade do tempo e ocupa menos espaço

Daniel Genonadio

Por Daniel Genonadio

12/08/2025 - 11:16 h | Atualizada em 12/08/2025 - 12:24
D9W 40.410, ônibus da BYD em operação no Brasil atualmente
D9W 40.410, ônibus da BYD em operação no Brasil atualmente -

A BYD segue com inovações no mercado brasileiro e está produzindo novos chassis de ônibus na planta de Campinas, no interior de São Paulo, com destaque para um modelo de bateria inovadora, que promete recarga entre 1h e 2h.

A novidade da BYD é a bateria 'Blade', lançada mundialmente em 2020 na China e que chega ao Brasil com a promessa de resolver entraves no processo de eletrificação de ônibus dos sistemas de transporte público.

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A bateria Blade promete recarga entre 1h e 2h, praticamente a metade do tempo dos modelos atuais, além de ocupar menos espaço no coletivo. Informações foram reveladas pelo site Diário do Transporte.

Além disso, a BYD diz que os veículos terão autonomia de até 270 km com a bateria de menor capacidade e até 350 km com a bateria de maior capacidade, em condições reais de tráfego urbano.

Além disso, também será possível usar os carregadores já instalados nas garagens, sem a necessidade de compra de equipamentos específicos.

“Com isso, a empresa reforça seu compromisso em oferecer o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia elétrica para o transporte coletivo no Brasil. Cada chassi de ônibus produzido pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Por fim, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a diesel”, diz nota da BYD.

Impacto no chassi

Com a nova bateria, o chassi dos ônibus serão alterados. Denominado pela BYD de BC22LE 41.820 – Articulado piso baixo | 22 m. Há também uma versão Padron de 13 m denomidanda BC12LE 21.410 – Urbano piso baixo | 13 m.

A bateria Blade, segundo a BYD possui um formato alongado e estrutura interna que utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente. O tipo melhora o uso do espaço, reforça a rigidez estrutural do veículo e oferece um desempenho térmico superior.

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A BYD diz ainda que a bateria do tipo Blade pode deixar um ônibus padron em torno de 1,5 tonelada mais leve e é possível ganhar mais uma fileira de bancos nos veículos.

A expectativa é que os novos chassis com baterias do tipo Blade sejam lançados em 2026.

Ficha técnica

1) Segurança, durabilidade e inovação:

A bateria Blade foi lançada mundialmente em 2020 e, desde então, tem se destacado por redefinir os padrões de segurança da indústria.

Tecnologia: Lítio-ferro-fosfato, com estrutura alongada que otimiza espaço interno e garante maior segurança.

Segurança comprovada: Estabilidade térmica superior, reduzindo drasticamente o risco de incêndios ou explosões, mesmo sob condições extremas. Resistência comprovada em testes de perfuração e colisão.

Vida útil prolongada: Mais de 3.000 ciclos de recarga com mínima degradação, garantindo longa duração para o veículo.

Força estrutural: As células longas e finas funcionam como parte da estrutura do pacote de baterias, aumentando a rigidez do veículo.

2) Autonomia, recarga e eficiência nos ônibus:

  • Autonomia: de até 270 km com a bateria de menor capacidade e até 350 km com a bateria de maior capacidade, em condições reais de tráfego urbano, tudo isso com alta performance energética.
  • Capacidade: Novos chassis com baterias Blade de 400 kWh.
  • Recarga rápida: Potência acima de 160 kW, permitindo carga total em até 2 horas.

Eficiência energética:

  • Modelos urbanos 12m: consumo médio entre 1,0 e 1,3 kWh/km.
  • Modelos articulados: consumo médio de 2,0 kWh/km.

*O consumo pode variar conforme topografia, modo de condução e outros fatores.

3) Modelos de Ônibus Compatíveis:

Atualmente em operação no Brasil:

  • D9W 40.410 – Urbano piso baixo | 13 m
  • D9A 20.410 – Urbano piso alto | 13 m
  • D11B 41.810 – Urbano piso baixo | 22 m
  • D11A 41.820 – Urbano piso alto | 23 m
  • D9F 21.340 – Fretamento | 13 m

Próximos lançamentos no Brasil com baterias Blade:

  • BC212E 21.410 – Urbano piso baixo | 13 m
  • BC224E 41.820 – Urbano articulado | 22 m

*Esses novos ônibus elétricos, as baterias variam entre 425 kWh e 499 kWh no modelo BC12, e entre 542 kWh e 642 kWh no modelo BC24, permitindo recargas completas entre meia hora e 2 horas com corrente contínua DC.

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