Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

HISTÓRIA DO BRASIL

Vídeos em perfis do A TARDE destacam fatos inusitados da Independência

Na série “Descomplicando a História”, Rafael Dantas busca desmistificar aspectos tradicionais da história e destacar participação fundamental da Bahia

Por Mônica Carvalho | A TARDE Play

04/09/2024 - 16:07 h
Imagem ilustrativa da imagem Vídeos em perfis do A TARDE destacam fatos inusitados da Independência
-

O historiador Rafael Dantas, conhecido por seu trabalho em tornar a história mais acessível e interessante, está lançando uma série de vídeos que será disponibilizada nas redes sociais do grupo A TARDE de Comunicação. Nos vídeos, que serão postados nos dias 5, 6 e 7 de setembro, ele falará sobre três fatos pouco conhecidos sobre a Independência do Brasil, com enfoque especial na importância crucial da Bahia nesse processo. Em uma iniciativa educativa e descontraída, Dantas busca desmistificar aspectos tradicionais da história e destacar a participação fundamental do estado baiano.

Em seu primeiro vídeo, Rafael Dantas afirma que a Independência do Brasil não se encerrou com o famoso grito de "Independência ou Morte" às margens do rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.

"É um processo que perdura tanto nos anos de 1822 como em 1823, principalmente com a Bahia assumindo um protagonismo, um destaque naquele contexto, com a participação de homens e mulheres, tanto no contexto de Salvador, do Recôncavo e de Itaparica, quanto nos Caminhos do Sertão, de vaqueiros a guerreiras, como Quitéria, Felipa, entre outros", compartilha Dantas, ressaltando a diversidade dos atores envolvidos.

Historiador Rafael Dantas lança série de vídeo nas redes sociais do grupo A TARDE de Comunicação
Historiador Rafael Dantas lança série de vídeo nas redes sociais do grupo A TARDE de Comunicação | Foto: Kelvin Klay | A TARDE Play

No segundo vídeo, o historiador desafia a visão tradicional que centraliza a figura de Pedro I na independência. Ele revela como a participação popular foi fundamental, especialmente na Bahia, onde muitos heróis anônimos contribuíram para a luta e a vitória contra os portugueses.

"O processo de independência é marcado mesmo pela participação de diversas pessoas. Homens e mulheres, muitos deles, personagens que nunca pegaram em armas, aqui na Bahia, lutaram e mais: venceram, mostrando a resistência, a força do povo baiano", enfatiza.

Dantas busca desmistificar aspectos tradicionais da história e destacar a participação fundamental do estado baiano
Dantas busca desmistificar aspectos tradicionais da história e destacar a participação fundamental do estado baiano | Foto: Kelvin Klay | A TARDE Play

Por fim, no terceiro vídeo, Rafael Dantas traz à tona os nomes de heróis baianos que merecem ser lembrados por suas contribuições. Ele destaca a importância de reconhecer essas figuras para entender plenamente o processo de independência do Brasil.

"Bahia de todos os santos e de todas as faces. Faces essas que compõem o grande rol dos protagonistas que, de fato, fizeram a diferença no século XIX, e que são os nomes que devem ser lembrados para entendermos o nosso processo de independência", afirma Dantas.

Ele faz questão de citar nomes como Maria Quitéria, Maria Felipa, e Joana Angélica, entre outros, como figuras centrais na luta pela independência.

A série de vídeos de Rafael Dantas promete oferecer uma nova perspectiva sobre a Independência do Brasil, convidando o público a redescobrir a história com um olhar renovado e focado na participação baiana.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

A TARDE Bahia historiador Independência do Brasil rafael dantas vídeo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Saiba quem são as vítimas do acidente com ônibus do cantor Netto Brito

Play

Segundo envolvido em esquartejamento de jovem também morreu em operação

Play

Integrantes de facção são presos e arsenal é apreendido na Bahia

Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

x