Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

IMBRÓGLIO

UFRB contesta leilão de terreno em Santo Amaro e reafirma projeto de campus

Universidade diz que já concluiu o projeto arquitetônico do novo campus, enquanto prefeitura tenta leiloar área doada em 2012

Bernardo Rego

Por Bernardo Rego

08/10/2025 - 13:09 h | Atualizada em 08/10/2025 - 16:02
Terreno foi doado para UFRB em 2012
Terreno foi doado para UFRB em 2012 -

A prefeitura de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, anunciou que vai realizar um leilão com o objetivo de vender bens que não servem mais para o município.

Segundo a prefeitura, o leilão vai contar com 46 lotes que estão incluídos carros, ambulâncias, pickups, ônibus, micro-ônibus, tratores e sucatas. Mas, além disso, também existe um terreno que pertence à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e foi doado pela prefeitura em 2012 na gestão do prefeito Ricardo Machado.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Neste terreno, conforme apuração do Portal A TARDE, funcionava nos anos 40 a Siderurgia Aço Tarzan que atuou por cerca de 15 anos transformando cana-de-açúcar em aguardente.

Imbróglio com a UFRB

Atualmente há esse imbróglio para saber se o campus da UFRB vai ser instalado ou se o município vai poder proceder o leilão.

O A TARDE procurou a UFRB, que informou, por meio de nota, que a instituição segue firme com o interesse de implantar de forma definitiva o campus na cidade de Santo Amaro.

A universidade diz ainda que apresentou ao Ministério da Educação o projeto arquitetônico do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), prevendo uma estrutura de 7.240 m² construídos, com 28 salas de aula, 8 laboratórios, 3 salas multiuso, 3 estúdios e 28 outros espaços projetados.

Confira a nota na íntegra:

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) mantém firme o compromisso com a implantação definitiva do campus em Santo Amaro, reconhecendo a importância estratégica deste projeto para a região. Em março de 2025, a UFRB finalizou e apresentou ao Ministério da Educação o projeto arquitetônico do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), prevendo uma estrutura de 7.240 m² construídos, com 28 salas de aula, 8 laboratórios, 3 salas multiuso, 3 estúdios e 28 outros espaços projetados para garantir infraestrutura acadêmica de excelência.

Após as decisões tomadas em 2025 pelas autoridades locais sobre o terreno anteriormente doado, a universidade permanece em tratativas com o Governo do Estado e o MEC para viabilizar a implantação definitiva do campus em Santo Amaro, mantendo o enfoque na busca por alternativas institucionais que assegurem a consolidação do projeto e a oferta qualificada de ensino superior na região.

A UFRB segue mobilizada e à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre este processo, reafirmando seu compromisso institucional com a sociedade local e com a expansão do acesso à educação pública e de qualidade.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por @santoamaroprefeitura

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

leilão santo amaro terreno ufrb

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Terreno foi doado para UFRB em 2012
Play

Adulteração de combustíveis: polícia mira liderança criminosa na Bahia

Terreno foi doado para UFRB em 2012
Play

VÍDEO: idosa fica ferida após carro capotar no bairro do Costa Azul

Terreno foi doado para UFRB em 2012
Play

Dentista morre em grave acidente no interior da Bahia

Terreno foi doado para UFRB em 2012
Play

Homem é acusado de dar golpe de quase R$ 4 milhões na RMS

x