Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

OAB-BA lança escola antirracista com ações para profissionais e estudantes

Os cursos e atividades ocorrem no prédio da Escola Superior de Advocacia da Bahia

Leo Prado*

Por Leo Prado*

20/03/2025 - 6:00 h
Imagem ilustrativa da imagem OAB-BA lança escola antirracista com ações para profissionais e estudantes
-

A Bahia ganhou, ontem, a primeira Escola Antirracista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Idealizada pela Escola Superior de Advocacia da Bahia (ESA-BA), a instituição tem ações destinadas para profissionais e estudantes de direito.

A inauguração ocorreu no auditório do Salvador Shopping Business e contou com palestras da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Livia Vaz, e do juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Fabio Esteves, além da presença da titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“O sistema de Justiça tem tradições que desprezam contextos específicos nos quais as pessoas vivem, como o de pessoas pretas. Uma educação antirracista vai descontruir essa ideia, visto que as realidades plurais são fundamentais para a construção do texto jurídico”, diz o juiz Fábio Esteves.

“Além da formação dos advogados, nosso principal objetivo é fazer um trabalho social. O projeto é para todas as pessoas, brancos, negros ou pardos, para utilizarmos esse conhecimento como transformação, não só na advocacia, mas da sociedade”, ressalta a diretora da ESA-BA, Sarah Galvão, uma das idealizadoras do projeto.

Dados do Conselho Nacional de Justiça revelam que, entre 2020 e 2023, o número de ocorrências de injúria racial cresceu 647% na Bahia, sendo o estado com o maior registro no Brasil.

Os cursos e atividades da área jurídica e criminal ocorrem no prédio da Escola Superior de Advocacia da Bahia, no Campo da Pólvora, e será realizado em parceria com diferentes órgãos, como a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além das comissões temáticas da OAB, como Comissão da Advocacia Negra e a Comissão de Promoção da Igualdade Racial.

Segundo o coordenador da Escola Antirracista, o advogado Jonata Souza, a metologia será focada em três eixos principais: produção de conhecimento, formação e aplicação. “Temos por missão discutir os efeitos da discriminação racial no sistema de justiça e proporcionar ferramentas para a advocacia que reduzam a desigualdade. As atividades vão dar repertório aos advogados para uma atuação profissional sob o viés racial. A ideia é que façamos uma capacitação, para que utilizem dos instrumentos legislativos e judiciários nessa perspectiva”.

Jonata será um dos professores do primeiro curso que já tem inscrições abertas e será sobre letramento racial para a prática forense. Aberto a todos os públicos, a aula acontece no próximo dia 10 de março e tem duração de três horas. “Vamos trazer uma análise científica e acadêmica sobre os aspectos do racismo e preconceito, e como isso pode ser aplicado na advocacia. Além disso, falar das noções introdutórias sobre a discriminação, racismo institucional, religioso e ambiental”.

Já está agendado, para o dia 29 de março, um segundo curso sobre prerrogativas judiciais. Além das aulas, a Escola terá um grupo de estudos com reunião mensal para discutir temas e produzir artigos, com publicação prevista para o início do ano que vem. As matrículas podem ser feitas de forma gratuita no site da ESA-BA, www.esaoabba.org.br/.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ADVOCACIA combate ao racismo direito antirracista educação jurídica ESA-BA Escola Antirracista OAB Bahia sistema de justiça

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Polícia intercepta idoso levando maconha e haxixe para facção na Bahia

Play

Carro colide com motos e deixa vários feridos no Agreste baiano

Play

Pizza vira senha secreta e salva vítima de violência na Bahia

Play

Polícia desmonta laboratório clandestino de anabolizantes em Camaçari

x