Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CENÁRIO ALARMANTE

MP lança campanha contra abuso e exploração sexual de criança na Bahia

Objetivo é abordar os desafios e avanços na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Por Da Redação

14/05/2024 - 17:33 h
Imagem ilustrativa da imagem MP lança campanha contra abuso e exploração sexual de criança na Bahia
-

Na semana de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Ministério Público estadual lança nesta sexta-feira, 17, uma campanha de alerta para dar visibilidade ao tema, em razão da elevada quantidade de notícias de violência sexual contra crianças e adolescentes na Bahia e no Brasil.

No último ano, foram registrados na Bahia 5.024 casos de abuso e exploração sexual infantojuvenil, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. No Brasil, diariamente, são registrados, pelo menos, 130 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública. E o mais alarmante é que mais de 76% dos casos ocorrem nas casas das vítimas e os principais agressores são pessoas próximas, dificultando as denúncias e a proteção.

O evento de lançamento, que ocorrerá a partir das 8h30, no auditório do MP no CAB, será aberto pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pela promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca).

A programação contará com um debate sobre os desafios e avanços no âmbito do MP para a proteção integral de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A campanha será divulgada em TVs, jornais, rádios, outdoors, meios de comunicação digital, além do site e redes sociais da Instituição (Instagram, TikTok, Facebook e Youtube).

Ela alerta a sociedade sobre a importância de todos estarem atentos a qualquer sinal de alteração de comportamento e humor de crianças e adolescentes, atuando para a proteção destes e para a responsabilização dos agressores. A campanha conta com o apoio de diversos veículos de comunicação social e fornecedores.

A promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi alerta sobre a importância da vigilância e atuação da família, da comunidade e dos órgãos do Estado para a proteção e defesa de crianças e adolescentes. Ela destaca que cabe a todos mantê-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

“Todos precisam estar atentos e atuantes. As vítimas de violência sexual, geralmente, apresentam alterações no comportamento, que variam conforme a idade, características do núcleo familiar, tipo de abuso ou exploração ao qual foi exposta e a forma como a família, a escola e a comunidade lidam com o ocorrido”, destacou. A promotora complementou que, nesses casos, a busca pela ajuda profissional para acolhimento e proteção são fundamentais, além da denúncia imediata dos agressores.

Também participarão do evento os promotores de Justiça Adalto Araújo, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim); Adriano Freire de Carvalho, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc); Aurivana Curvelo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife); Rocío Garcia Matos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau); e Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

abuso sexual infantojuvenil campanha de conscientização denúncia e proteção Ministério Público Proteção de Crianças e Adolescentes. VIOLÊNCIA SEXUAL

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Saiba quem são as vítimas do acidente com ônibus do cantor Netto Brito

Play

Segundo envolvido em esquartejamento de jovem também morreu em operação

Play

Integrantes de facção são presos e arsenal é apreendido na Bahia

Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

x