Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SUPERAÇÃO

Jovem baiano com paralisia cerebral decidiu escrever sua própria história

Rafael Souza dos Santos superou barreiras e lançou o seu primeiro livro

Victoria Isabel

Por Victoria Isabel

24/05/2025 - 9:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Jovem baiano com paralisia cerebral decidiu escrever sua própria história
-

"Talvez ele nunca aprenda a ler". Foi essa a frase que o jovem com paralisia cerebral Rafael Souza dos Santos, de 24 anos, natural de Nova Itarana, no interior da Bahia, ouviu dos médicos ainda na infância. O diagnóstico, no entanto, não determinou seu destino. Superando inúmeras barreiras, Rafael lançou recentemente seu primeiro livro: O Diário de Rafael – Uma História de Superação no qual narra, com sinceridade e sensibilidade, sua trajetória marcada por desafios e conquistas.

Leia Também:

“Nasci com paralisia cerebral, mas nunca deixei que isso me limitasse. Sabe o que eu fiz? Peguei essa dúvida deles e transformei em combustível. Peguei cada ‘você não vai conseguir’ e usei como impulso para provar que ninguém pode limitar os sonhos de quem acredita", diz, com determinação.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Com orgulho, ele compartilha o caminho percorrido: "Hoje, quem me vê com um livro na mão nem imagina o quanto eu lutei para entender as letras, formar palavras, construir frases… e, principalmente, acreditar que eu podia. E não só aprendi a ler, aprendi a contar histórias. Histórias que inspiram, que emocionam e que mostram que mil diagnósticos jamais vencem uma mente determinada".

"Queria mostrar que a superação mora dentro da gente"

Rafael conta que sempre sentiu que sua história poderia tocar o coração das pessoas. “O que me motivou foi o desejo de mostrar que, mesmo com desafios, a vida pode ser leve, divertida e cheia de força”, explica. Para ele, superar obstáculos não é algo distante: “A superação mora dentro da gente”.

Rafael Souza dos Santos, de 24 anos
Rafael Souza dos Santos, de 24 anos | Foto: Divulgação

Segundo o autor, escrever o livro foi um processo intenso e transformador. “Foi como reviver momentos marcantes da minha vida, com lágrimas, risos e muita reflexão”, relembra. Embora tenha enfrentado dificuldades ao relembrar episódios dolorosos, Rafael acredita que cada página escrita foi um passo rumo à cura. “E claro, não faltou aquele toque de humor que sempre me acompanha”, completa.

"Acredite em você: a força está dentro de cada um"

A principal mensagem de O Diário de Rafael é clara: acreditar em si mesmo. “Ninguém vence por você, ninguém supera por você. É você quem precisa se levantar, dia após dia, e transformar os ‘nãos’ da vida em combustível”, afirma o autor. Ele reforça que todos enfrentam batalhas, mas também carregam dentro de si a força para superá-las.

Rafael Souza dos Santos, de 24 anos
Rafael Souza dos Santos, de 24 anos | Foto: Divulgação

Para pessoas com deficiência ou que enfrentam desafios, Rafael deseja que sua história seja um “grito de coragem”: “Você pode!”. Segundo ele, o segredo não está em fingir que tudo é fácil, mas em reconhecer a própria força e seguir em frente, com alegria e determinação.

Novos projetos a caminho

O sucesso do primeiro livro já despertou em Rafael o desejo de continuar escrevendo. Ele revela que já está planejando um segundo volume, com novas histórias de superação e reflexões mais profundas. “Escrever é mais do que um dom, é minha maneira de vencer e motivar outras pessoas a acreditarem que todo obstáculo pode ser superado com fé, coragem e determinação”, destaca.

Imagem ilustrativa da imagem Jovem baiano com paralisia cerebral decidiu escrever sua própria história
| Foto: Divulgação

Os sonhos de Rafael vão além da literatura. Ele também quer viajar, dar palestras e transformar sua história em vídeos, e quem sabe até em uma peça ou filme.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Escritor baiano livro paralisia cerebral

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Polícia intercepta idoso levando maconha e haxixe para facção na Bahia

Play

Carro colide com motos e deixa vários feridos no Agreste baiano

Play

Pizza vira senha secreta e salva vítima de violência na Bahia

Play

Polícia desmonta laboratório clandestino de anabolizantes em Camaçari

x