Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ACESSO À ÁGUA

Fórum Baiano de Bacias Hidrográficas discute concessões de barragens

Cobrança pelo uso da água e instrumentos de monitoramento foram debatidos em evento encerrado na última semana

Por Redação

01/07/2025 - 17:29 h
Representantes de bacias hidrográficas se reuniram para discutir Pacto pela água.
Representantes de bacias hidrográficas se reuniram para discutir Pacto pela água. -

Representantes de comitês, órgãos federais e estaduais, pesquisadores e lideranças comunitárias participaram da 28ª Reunião Plenária Ordinária do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), realizada nos dias 26 e 27 de junho.

Entre os principais temas debatidos estiveram a proposta de concessão de barragens de domínio da União localizadas no estado, a implementação do Pacto pela Água entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o MapBiomas e as experiências no Brasil sobre a cobrança pelo uso da água.

O coordenador em exercício do FBCBH, Marcos Bernardes, destacou a relevância dos temas abordados. “O Fórum Baiano de Comitês de Bacias reúne os comitês estaduais responsáveis pela gestão das águas no território baiano. Discutimos temas centrais como segurança hídrica, acesso à água em quantidade e qualidade, e os desafios da governança".

Os próximos passos envolvem aprofundar os debates locais a partir das experiências apresentadas. Durante o painel sobre a proposta de concessão de barragens, o coordenador-geral de Parcerias e Articulação Institucional do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Cristiano Egnaldo Zinato, compartilhou sua perspectiva sobre o debate.

"Como eu falei, durante os sete anos que eu trabalhei na ANA, a gente fazia alocações de água e tinha um conhecimento e um contato já com parte desses atores. Alguns são novos, outros são daquela época, então é bom a gente trazer de volta uma proposta que vá ao encontro dos interesses dos usuários, de que a barragem funcione adequadamente", afirmou.

Leia Também:

A coordenadora dos comitês de bacias hidrográficas da Bahia, Thamires Mercês Gomes, reforçou a importância da troca de experiências no evento. “Recebemos representantes da Agência Nacional de Águas e promovemos uma discussão sobre a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, compartilhando com os comitês baianos as experiências práticas dos estados do Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.”

A reunião também contou com apresentações sobre o módulo CBHs do MapBiomas, uma ferramenta indispensável para a gestão de recursos hídricos e o planejamento da Secretaria Executiva do Fórum, que englobou as atividades de capacitação e comunicação para os Comitês. Ao final, o Fórum reafirmou seu compromisso com a governança participativa da água e aprovou o calendário de atividades até o fim de 2025.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Comitê de Bacias Hidrográficas Concessão de barragens Pacto pela água

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Representantes de bacias hidrográficas se reuniram para discutir Pacto pela água.
Play

Segundo envolvido em esquartejamento de jovem também morreu em operação

Representantes de bacias hidrográficas se reuniram para discutir Pacto pela água.
Play

Integrantes de facção são presos e arsenal é apreendido na Bahia

Representantes de bacias hidrográficas se reuniram para discutir Pacto pela água.
Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Representantes de bacias hidrográficas se reuniram para discutir Pacto pela água.
Play

Líderes do BDM da Bahia são capturados em São Paulo durante operação

x