Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Fapesb abre vagas de bolsas para professores de Clube de Ciências

Serão ofertadas até 400 vagas para educadores

Por Redação

27/06/2025 - 18:02 h
Inscrições estão abertas até 10 de julho
Inscrições estão abertas até 10 de julho -

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) abriu as inscrições para o edital de concessão de bolsas a coordenadores de Clubes de Ciência, dentro do programa Bahia Faz Ciência na Escola. A iniciativa, uma parceria com as secretarias estaduais de Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), contemplará até 400 professores da rede pública estadual de ensino.

As inscrições estarão abertas até o dia 10 de julho, e serão realizadas pelo site da Fapesb. O programa tem como objetivo incentivar a popularização da ciência e o fortalecimento da educação científica entre os estudantes do ensino básico nos 27 territórios do estado. A secretária de Educação, Rowenna Brito, destacou o potencial do edital, que tem previsão de investimento de R$ 8 milhões.

Leia Também:

“A gente não está falando da bolsa só pelo valor financeiro, a gente está falando pelo valor simbólico, você aguçar que o professor se envolva com os estudantes no processo de troca, porque o professor aprende muito, o estudante, ele curioso, ele vai produzir mais ciência através dos clubes e isso vai dialogar com os projetos das escolas e permitir que as escolas desenvolvam a sua função social, que é produzir também o conhecimento científico”, afirmou a titular da SEC.

Diretor-geral da Fapesb, Handerson Leite seguiu a mesma linha da secretária, apontando que a iniciativa tem como foco ofecerer condilções para que as unidades de ensino consigam desenvolver um ambiente fértil para estimular o pensamento crítico dos estudantes. O edital prioriza a participação de professoras, que devem ocupar cerca de 70% das bolsas.

“A ideia é que, no futuro, os estudantes possam trilhar caminhos mais sólidos na educação e na ciência. Esse edital traz uma possibilidade concreta de aproximar a ciência do cotidiano escolar — e o professor tem um papel central nesse processo, atuando como mediador e incentivador desse despertar científico", afirmou.

Como funciona?

Serão contempladas até 400 propostas, com a seguinte distribuição de vagas: 160 bolsas para escolas de tempo integral, 120 para a educação profissional e tecnológica, e outras 120 para unidades que oferecem o ensino fundamento (segundo ciclo) e ensino médio em tempo parcial.

Trilha da Inovação

Dentro dos Clubes, será implementada a Trilha da Inovação, uma adaptação para os colégios de uma metodologia já aplicada no Parque Tecnológico da Bahia. A trilha, que será executada pela Secti e contará com parcerias como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), SEBRAE, SESI e outras instituições, conduzirá os estudantes por quatro etapas do processo de inovação: cultura de patente, incubação, aceleração e valorização das patentes ou investimentos através do INOVATEC. A proposta é que os Clubes de Ciência atuem com foco no potencial de seus respectivos territórios, dialogando diretamente com o setor produtivo.

“O primeiro passo é ensinar o jovem a patentear sua ideia. Em segundo lugar, é incubar essa ideia e dar mentorias, sobre, por exemplo, como montar uma empresa, com noções jurídicas, financeiras e contábeis básicas, para que esse aluno possa desenvolver o plano de negócios dele. Em seguida tem a aceleração do projeto, que já é uma mentoria um pouco mais aprofundada, contando com a experiência de um profissional atuante no setor produtivo predominante no território, porque essa política é interiorizada. E, por último, ele pode escolher entre empreender, desenvolver o produto ou vender a sua patente”, explica André Joazeiro, titular da Secti.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Educação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Inscrições estão abertas até 10 de julho
Play

Segundo envolvido em esquartejamento de jovem também morreu em operação

Inscrições estão abertas até 10 de julho
Play

Integrantes de facção são presos e arsenal é apreendido na Bahia

Inscrições estão abertas até 10 de julho
Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Inscrições estão abertas até 10 de julho
Play

Líderes do BDM da Bahia são capturados em São Paulo durante operação

x