BAHIA
COP30: iniciativas do Semiárido baiano serão destaque em Belém
Duas iniciativas vinculadas à Rede Pintadas foram selecionas

Por Redação

A força do cooperativismo do semiárido baiano vai ser destaque no cenário internacional durante a COP30 em Belém. Duas iniciativas ligadas à Rede Pintadas marcarão presença no evento. Entre elas, a Cooperativa Ser do Sertão, escolhida para representar a Bahia como referência em inovação, sustentabilidade e produção responsável em meio aos desafios do clima extremo.
Ser do Sertão
Formada majoritariamente por mulheres negras e jovens, a Ser do Sertão foi escolhida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB Nacional) como uma das cooperativas agropecuárias da Bahia que irá apresentar casos de sucesso do Brasil.
Em destaque seu modelo de produção de polpas de frutas 100% naturais, sem uso de água e aditivos químicos, aliado a um programa de recuperação de áreas degradadas da Caatinga por meio da metodologia agroflorestal.
A indicação da Ser do Sertão à COP-30 surpreendeu e emocionou os integrantes da cooperativa.
“O nosso diferencial é a metodologia de agrofloresta para recuperação de área degradada na Caatinga. O resultado que a gente tem com a implementação dessas unidades demonstrativas tem um impacto real, e isso foi visto pela equipe que selecionou os projetos”, afirma Valdirene dos Santos Oliveira, presidente da cooperativa que durante a conferência apresentará o modelo de atuação da Ser do Sertão a representantes de instituições nacionais, como a Natura e também a organizações internacionais.
Leia Também:
FrigBahia
Outra cooperativa que integra a Rede Pintadas, a FrigBahia levará o sabor dos cortes especiais de caprinos e ovinos para a mesa de autoridades de todo mundo que participam da COP 30. A proteína do menu que será servida à presidentes e autoridades mundiais sob a marca Fino Sertão carrega a história e o protagonismo do semiárido.
A cooperativa, criada em 2015, se destaca pela qualidade, rastreabilidade e compromisso com a agricultura familiar, responsável pela maior parte de seus fornecedores. O sabor e a maciez da carne resultam de um rigoroso processo que envolve manejo sanitário, assistência técnica especializada e um modelo produtivo que valoriza o bem-estar animal.
Atualmente, os produtos da cooperativa já chegam a grandes redes de varejo em oito estados e Distrito Federal. A FrigBahia integra uma rede de sete cooperativas de pequenos produtores, garantindo renda, mercado e sustentabilidade para centenas de famílias do semiárido baiano.
“Do sertão para o mundo! Celebramos essa remessa de cinco toneladas de produtos para a COP30. Estamos levando sabor, qualidade e a responsabilidade do abate inspecionado da Bahia para Belém. Para o mundo!”, celebra o presidente da FrigBahia Wanderley Gomes.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



