Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Católicos ou evangélicos? Veja como se declara população da Bahia

IBGE divulgou dados de diversidade religiosa no Brasil nesta sexta-feira

Por Redação

06/06/2025 - 18:00 h
Salvador apresentou menos da metade da população católica
Salvador apresentou menos da metade da população católica -

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 6, dados de diversidade religiosa em todo o Brasil. Os dados, recolhidos durante o censo de 2022, mostram mudanças em como os brasileiros se identificam do ponto de vista religioso. O Portal A TARDE te mostra agora os números referentes a Bahia, Salvador e outras importantes cidades baianas.

Bahia

No geral, O estado da Bahia continua majoritariamente católico, mas o número de adeptos segue em queda, enquanto evangélicos e sem religião cresceram. Em porcentagem, 57% da população baiana de 10 anos ou mais de idade é católica, o que representa mais de 7 milhões de pessoas.

Ainda de acordo com o IBGE, a Bahia ocupa o quarto lugar como estado mais populoso do país e apresenta a terceira maior população católica, ficando atrás de São Paulo com cerca de 20 milhões de católicos e Minas Gerais com mais de 11 milhões. Apesar disso é aoenas o 14º maior percentual.

Já os evangélicos na Bahia que antes tinham a segunda maior participação na população, em 2022, correspondiam a 24,3% da população e somavam mais de 500 mil pessoas. A capital baiana ocupava a sétima maior população evangélica do país, mas a proporção no total era apenas a 22ª ou a sexta menor entre as capitais.

Religião predominante na Bahia

  1. Católica - 57%
  2. Evangélica - 23.3%
  3. Sem religião - 12.9%
  4. Umbanda/Candomblé - 1%
  5. Espírita - 1%
Culto na Igreja Evangélica Verbo da Vida, na Boca do Rio
Culto na Igreja Evangélica Verbo da Vida, na Boca do Rio | Foto: Uendel Galter | Ag A TARDE

Salvador

Pela primeira vez, Salvador apresentou menos da metade da população católica e se consolidou como a capital com maior proporção de pessoas sem religião. Os católicos somavam mais de 900 mil fiéis e representavam 44% da população.

Em Salvador, após os católicos e evangélicos aparecem os adeptos da umbanda ou candomblé que representavam 2,8% da população e somam quase 60 mil soteropolitanos. Salvador tinha a quarta maior população adepta de religiões de matriz africana, abaixo apenas de São Paulo (233.027), Rio de Janeiro (196.313) e Porto Alegre RS (75.744).

Em termos percentuais, Salvador ficou em terceiro lugar entre as capitais com mais adeptos a religiões de matriz africana, atrás de Porto Alegre (6,4%) e Rio de Janeiro (3,6%).

Em seguida aparecem os espíritas 2,4% da população que totalizam cerca de 50 mil pessoas. Entre as capitais, Salvador ocupa o sexto maior número absoluto, mas apenas a 14ª participação de pessoas dessa religião no total de habitantes.

Já as pessoas sem religião formavam o terceiro grupo mais numeroso, depois de católicos e evangélicos, representavam 18,5% da população e somavam a quase 400 mil soteropolitanos, o que corresponde a duas em cada 10 pessoas.

Religião predominante em Salvador

  1. Católica - 44%
  2. Evangélica - 24,3%
  3. Sem religião - 18,5%
  4. Umbanda/Candomblé - 2,8%
  5. Espírita - 2,4%
19ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência e do Ódio Religioso e Pela Paz.
19ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência e do Ódio Religioso e Pela Paz. | Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

Proporção por municípios baianos

Dos 417 municípios baianos, apenas 65 não têm maioria católica. Entre os municípios com menores taxas de católicos estão:

  • Simões Filho: 29,0%
  • Catu: 32,2%;
  • Dias D'Ávila: 32,2%

Já entre os municípios com maior participação de pessoas evangélicas na população estão, respectivamente, Mucuri (39,6%), seguido por Simões Filho, Nova Ibiá, Itapetinga e Nova Viçosa, cada um deles com 37,4% da população.

Lauro de Freitas aparece como um dos municípios com maior percentual de espíritas, 2,9%, ficando atrás apenas de Barra do Mendes (4,5%)e Palmeiras (3,4%). Salvador ficava na 5ª posição (2,4%).

Já Itaparica (6,3%), São Félix (3,7%), Cachoeira e Salinas da Margarida (cada uma com 3,6%) eram as cidades com maior presença de pessoas adeptas de umbanda ou candomblé. Salvador ficava na 6ª posição (2,8%).

Evento do Grupo Espírita Deus, Cristo e Caridade (GEDCC)
Evento do Grupo Espírita Deus, Cristo e Caridade (GEDCC) | Foto: Denisse Salazar | Ag. A TARDE

Queda de católicos na Bahia

Segundo o IBGE, na Bahia, a queda do percentual de católicos acelerou entre 2010 e 2022, o crescimento dos evangélicos manteve ritmo significativo, e adeptos de umbanda ou candomblé triplicaram.

Conforme o instituto, o número absoluto católicos no estado começou a diminuir apenas em 2010 (-0,2% ou menos 18,6 mil pessoas, frente a 2000) e recuou com bem mais intensidade em 2022, passando de 7,731 milhões para 7,002 milhões, o que representou menos 728,5 mil católicos em 12 anos (-9,4%).

Proporção de católicos no Brasil

Na região nordeste a Bahia tem a menor proporção de católicos na população. Lideram a posição com o maior percentual de católicos, Piauí (77,4%), Ceará (70,4%) e Paraíba (69,0%). Já os estados que tinham menores proporções de católicos estão, Roraima (37,9%), Acre (38,9%) e Rio de Janeiro (38,9%).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia católicos evangélicos ibge itaparica Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Salvador apresentou menos da metade da população católica
Play

Segundo envolvido em esquartejamento de jovem também morreu em operação

Salvador apresentou menos da metade da população católica
Play

Integrantes de facção são presos e arsenal é apreendido na Bahia

Salvador apresentou menos da metade da população católica
Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Salvador apresentou menos da metade da população católica
Play

Líderes do BDM da Bahia são capturados em São Paulo durante operação

x