Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NOVIDADE

Prefeitura inaugura complexo de saúde com USF e Caps

Também foi implementada nova sede do Conselho Tutelar no Areal

Da Redação

Por Da Redação

11/06/2024 - 12:43 h | Atualizada em 11/06/2024 - 13:29
Prefeitura inaugura complexo de saúde com USF e Caps
Prefeitura inaugura complexo de saúde com USF e Caps -

A comunidade do Areal e toda a Península de Itapagipe agora contam com novas estruturas que vão melhorar os atendimentos de saúde na região. A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta terça-feira, 11, o complexo Dr. José Carlos Pitangueira, localizado na Rua Arauá, na Ribeira. O complexo inclui uma Unidade de Saúde da Família (USF) e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para Infância e Adolescência.

Além disso, foi inaugurada uma nova sede do Conselho Tutelar I - Roma, que serve a região da Cidade Baixa. Anteriormente localizada na Rua Léllis Piedade, a nova sede acompanhará casos de crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados. As inaugurações contaram com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, do secretário municipal da Saúde (SMS), Alexandre Reis, e da secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Bruno Reis destacou que, antes, os moradores tinham que ir até Massaranduba para terem atendimento médico e esperavam por uma unidade de saúde como essa há quase 50 anos. “Esse é mais um sonho que estamos tornando realidade, e agora com um complexo de saúde. Assim, teremos um médico sempre perto das famílias e também atendimento psicossocial. Para completar, estamos prestando homenagem a um grande profissional da área da saúde baiana, que é filho da Ribeira, Dr. José Carlos Pitangueira”, afirmou.

A USF conta com quatro equipes de saúde da família e quatro equipes de saúde bucal, aptas a atender 12 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família. Os serviços serão oferecidos de forma abrangente, incluindo o acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Também serão disponibilizadas vacinas para doenças imunopreveníveis e serviços odontológicos.

Além disso, a USF fornecerá serviços complementares como curativos, imunização, visitas domiciliares, agendamento de consultas e exames para diversas especialidades, dispensação de medicamentos básicos, emissão da 2ª via do Cartão SUS, testes rápidos para IST e gravidez, e avaliação das condicionalidades do Bolsa Família.

“A gente tinha a missão de ampliar a cobertura da atenção básica em nossa cidade. Há 12 anos, Salvador tinha apenas 18%, e agora estamos chegando próximos da casa dos 70%, o que é considerado universalização. A Cidade Baixa era um dos distritos em que mais era preciso ampliar a oferta de saúde, justamente para facilitar a vida das pessoas. Aumentar o acesso à saúde é fazer justiça social e dar mais dignidade às famílias”, disse Bruno Reis.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia CAPS complexo de saúde PREFEITURA Salvador usf

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Prefeitura inaugura complexo de saúde com USF e Caps
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Prefeitura inaugura complexo de saúde com USF e Caps
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Prefeitura inaugura complexo de saúde com USF e Caps
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Prefeitura inaugura complexo de saúde com USF e Caps
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x