Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Arquidiocese se posiciona sobre descriminalização da maconha

Posicionamento da Diocese é o mesmo que de outras entidades da Igreja Apostólica Romana

Felipe Sena

Por Felipe Sena

26/06/2024 - 20:01 h
Arquidiocese é contra as drogas
Arquidiocese é contra as drogas -

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, nesta terça-feira, 25, a Arquidiocese de Salvador se posicionou contra a medida.

Em contato com o Portal A TARDE, a Arquidiocese de Salvador afirmou que “o posicionamento da Igreja é um só. E que seria o mesmo em todos os lugares do mundo”. Tal posição é contrária à descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, como em nota publicada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em nota, o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, afirmou que “o uso indevido de drogas interfere gravemente na estrutura familiar e social. Está entre as causas de inúmeras doenças, de invalidez física e mental, de afastamento da vida social”.

Em vídeo publicado nas redes sociais do CNBB, Dom Ricardo disse que “a dependência que atinge, especialmente, os adolescentes e os jovens, é fator gerador da violência social, provoca no usuário alteração de consciência e de comportamento. O consumo e o tráfico de drogas são apontados como causa da maioria dos atentados contra a vida”.

O que diz o Papa?

O Papa Francisco compartilha do mesmo posicionamento. Ele fez um discurso por causa do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado nesta quarta. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1987.

"As drogas pisoteiam a dignidade humana. A redução da dependência de drogas não é alcançada pela legalização do uso de drogas, como algumas pessoas têm proposto ou alguns países já implementaram. Isso é uma fantasia", disse Francisco.

Decisão do STF

Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar o porte de 40g maconha para uso pessoal. A quantidade foi aprovada pelo STF na tarde desta quarta-feira, 26, já a descriminalização foi decidida nesta terça-feira, 25.

Com a decisão, o porte de maconha continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em público, mas as punições definidas contra os usuários passam a ter natureza administrativa, e não criminal. Dessa forma, deixam de valer a possibilidade de registro de reincidência penal e de cumprimento de prestação de serviços comunitários.

Entenda

O Supremo julgou a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo.

A lei deixou de prever a pena de prisão, mas manteve a criminalização. Dessa forma, usuários de drogas ainda são alvos de inquérito policial e processos judiciais que buscam o cumprimento das penas alternativas.

A maioria dos ministros decidiu manter a validade da lei, mas entendeu que as punições previstas contra usuários não possuem natureza criminal.

Não é legalização

Durante a sessão, o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou que a Corte não está decidindo sobre a legalização da maconha e que o consumo permanece como conduta ilícita.

"Em nenhum momento estamos legalizando ou dizendo que o consumo de drogas é uma coisa positiva. Pelo contrário, nós estamos apenas deliberando a melhor forma de enfrentar essa epidemia que existe no Brasil e que as estratégias que temos adotado não estão funcionando porque o consumo só faz aumentar e o poder do tráfico também", afirmou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

arquidiocese de salvador Descriminalização da maconha STF

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Arquidiocese é contra as drogas
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Arquidiocese é contra as drogas
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Arquidiocese é contra as drogas
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Arquidiocese é contra as drogas
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x