BAHIA
Bahia Export 2025 reúne líderes para impulsionar infraestrutura e economia do estado
2ª edição traz painéis inéditos sobre aviação e mineração e fortalece integração entre poder público e iniciativa privada

Por Redação

Nos dias 14 e 15 de agosto, Salvador se transforma no epicentro das discussões sobre logística, infraestrutura e transportes. O Bahia Export 2025, que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), vai reunir ministros, executivos e especialistas para debater soluções inovadoras, firmar parcerias estratégicas e abrir novas rotas para o desenvolvimento econômico do estado.
A 2ª edição chega com novidades de peso: painéis inéditos sobre aviação e mineração. O estado, terceiro maior produtor mineral do país, também desponta na produção de combustíveis sustentáveis para aviação (SAF) com o projeto da Acelen Renováveis. Sete painéis, networking estratégico e nomes de peso da política e do setor produtivo prometem movimentar o cenário econômico e fortalecer o protagonismo baiano.
Em entrevista recente ao Portal A TARDE, o secretário executivo do Grupo Brasil Export, Fausto Franco, destacou as novidades da edição deste ano, e citou o papel estratégico da Bahia no cenário nacional da logística de exportação.
É o segundo ano que a gente está fazendo esse evento. Este ano a gente vai discutir temas que não estavam inseridos no ano passado, mostrando o tamanho e a diversidade que um estado do tamanho da Bahia tem, e ainda com temas para o ano subsequente. Ao mesmo tempo, fazendo uma provocação com a posição que a Bahia se encontra no cenário nacional, que hoje tem o ministro da Casa Civil, Secretária de Comunicação, Ministério da Cultura, por ter líder do governo no Senado. Se a gente não pegar esses players baianos que estão em Brasília para que a Bahia seja a locomotiva desse trem, quando vamos ter esses atores todos juntos de novo?.
A abertura ocorre às 9h da quinta-feira, 14, com o Inova Export, espaço dedicado a startups e soluções tecnológicas para o setor, seguido por painéis sobre cultura exportadora, transporte aéreo e infraestrutura portuária. No segundo dia, sexta-feira, 15, o foco estará nos investimentos em infraestrutura industrial, oportunidades no setor mineral e nas apresentações de nomes centrais do cenário político e institucional nacional.
As apresentações individuais enriquecem a programação. No dia 14, nomes como Carlos Henrique Passos (FIEB), Cláudio Vilas Boas (Consórcio Ponte Salvador-Itaparica), Wanger Rocha (Banco do Nordeste) e Flávio Roman, Secretário-Geral da Advocacia Geral da União (AGU) estão entre os confirmados.
Já no dia 15, os destaques ficam por conta de Luiz Gavazza (Bahiagás), Marcus Cavalcanti (PPI) e das falas mais aguardadas do evento: Rui Costa, Ministro da Casa Civil, que trará uma apresentação detalhada sobre o novo PAC e os investimentos federais na Bahia; e Flávio Dino, Ministro do STF, que abordará os impactos da reforma tributária, com espaço para perguntas previamente selecionadas da plateia.
O Bahia Export 2025 consolida-se como um fórum estratégico de integração entre poder público e iniciativa privada, ao fomentar investimentos e debater soluções logísticas alinhadas ao desenvolvimento sustentável. Todos os patrocinadores da edição anterior, Abaeté Aviação, Acelen, Bahiagás, Banco do Nordeste, Braskem, Intermarítima, Santos Brasil, Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons; Veracel e Governo do Estado da Bahia, renovaram o apoio e reafirmam o compromisso com a expansão da infraestrutura e da indústria baiana.
Esta edição também marca a chegada de novos patrocinadores: ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), Atlantic Nickel, CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), Codeba (Companhia das Docas da Bahia), Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, Galvani e Vopak. A FIEB e a Vinícola UVVA completam a lista de parceiros como apoiadores institucionais.
Painéis temáticos e debates confirmados
A programação do Bahia Export 2025 contempla uma série de painéis voltados às principais frentes de desenvolvimento da infraestrutura e logística baianas. Entre os destaques, dois temas inéditos entram em pauta: o fortalecimento do transporte aéreo no estado e as oportunidades no setor de mineração, em que a Bahia ocupa a terceira posição no ranking nacional.
O painel “A cultura exportadora da Bahia e ações para promover a produção local no mercado internacional” abre os debates na tarde do dia 14 de agosto, às 14h, com a participação de Fabiano Borré, CEO da Fazenda Progresso, Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim, Moisés Schmidt, presidente da Associação de Produtores e Irrigantes da Bahia, e Pablo Barrozo, secretário baiano de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri-BA).
Logo depois, às 15h, o tema “Os desafios para a expansão do transporte aéreo no estado da Bahia” reunirá Tiago Tosto, sócio da Abaeté Aviação, Júlio Ribas, CEO da Vinci Airports no Brasil, Wanderley Galhiego Júnior, diretor de Relações Institucionais da Socicam e Adriano Miranda, secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA).
No mesmo dia, às 17h10, outro ponto alto da programação é o painel “Panorama e perspectivas da infraestrutura portuária da Bahia”, com Roberto Oliva, presidente da Intermarítima, Helano Pereira, vice-presidente executivo da Ultracargo, Antônio Gobbo, diretor-presidente da Companhia Docas da Bahia (Codeba) e Maria Eduarda Lomanto, secretária do Mar da Prefeitura de Salvador.
No dia 15, a partir das 8h30, o painel “Investimentos em infraestrutura e novos negócios para a expansão da indústria baiana” terá Roberto Oliva, da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Caio Zanardo, CEO da Veracel, Adriana Marcele, secretária de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Marcelo Lyra, Vice-Presidente de Comunicação, ESG e Relações Institucionais da Acelen, e Vladson Menezes, diretor executivo da FIEB, que reforçam o diálogo entre setor produtivo e poder público em torno das oportunidades estratégicas para o estado.
A programação do fórum se encerra com o inédito painel “Oportunidades em negócios minerais no estado da Bahia”, às 10h10, com Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Marcel Silvestre, presidente da Galvani Mineração, Tony Lima, da Atlantic Nickel, e Emerson Souza, da Brazil Iron.
SERVIÇO
2º Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes – Bahia Export 2025
Data: 14 e 15 de agosto de 2025
Local: FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), na Rua Edístio Pondé, 342 – Stiep, Salvador, Bahia.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI (sujeita a alterações).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes