Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Bahia amplia isenção de ICMS na luz para consumo até 80 kWh

Isenção adotada por Governo do Estado alcança mais de 1,8 milhões de baianos

Por Da Redação

08/07/2025 - 19:01 h
Imagem ilustrativa da imagem Bahia amplia isenção de ICMS na luz para consumo até 80 kWh
-

O Governo da Bahia anunciou que irá ampliar a faixa de isenção de ICMS nas contas de luz a partir do mês de julho. Agora, a medida passa a valer para todos os usuários que consomem por mês até 80 quilowatts-hora (kWh).

Leia Também:

A faixa de isenção, que era sobre as contas de até 50 kwh/mês, deverá alcançar mais de 1.8 milhão de baianos, representando uyma renúncia de mais de R$ 26 milhões aos cofres públicos de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

A iniciativa do governo baiano segue a mesma linha adotada pelo Governo Federal, que editou em junho a Medida Provisória nº 1.300/2025, simplificando o desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e passando a garantir 100% de isenção para o consumo até 80 kWh mensais.

“O Governo da Bahia e o Governo Federal atuam em total sintonia e de forma conjunta, buscando dar melhores condições de vida para a população. Por isso, assim que foi editada a MP optamos por estender a faixa de isenção de ICMS nas contas de luz, iniciativa que representa um alívio no orçamento de milhões de baianos”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, apontou que a isenção será concedida via convênio e a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) já foi informada da alteração após consulta feita à Sefaz-Ba.

“Seguindo determinação do governador Jerônimo Rodrigues, sempre atento às políticas públicas elaboradas pelo Governo Lula, a equipe da Fazenda Estadual já tomou todas as providências necessárias para que a isenção entre em vigor neste mês julho”, disse.

Como funciona

O novo benefício da Tarifa Social prevê a gratuidade no consumo até 80 kWh por mês para famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. Para essas famílias, a nova regra significa a possibilidade de zerar a cobrança pelo consumo. Se a família consumir mais do que isso, vai precisar pagar a diferença.

Por exemplo, se a conta chegar a 100 kWh, vai pagar 20 kWh no mês. Antes, os descontos eram aplicados de forma progressiva em faixas diferentes, variando de 10% a 65%, com regras específicas para quilombolas e indígenas.

A proposta também contempla pessoas com deficiência ou idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico. Os recursos para custear os descontos são provenientes da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia benefício social consumo residencial conta de luz Energia Elétrica governo estadual ICMS Isenção Fiscal Jerônimo Rodrigues TARIFA SOCIAL

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Segundo envolvido em esquartejamento de jovem também morreu em operação

Play

Integrantes de facção são presos e arsenal é apreendido na Bahia

Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Play

Líderes do BDM da Bahia são capturados em São Paulo durante operação

x