Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ARTIGOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ARTIGOS

Respeito ao Idoso: quando a tecnologia se torna uma nova forma de exclusão

Confira o artigo do jornalista Wilson Falcão

Redação

Por Redação

30/04/2025 - 9:00 h
Cenário de exclusão de idosos das novas tecnologias é tema do artigo do jornalista Wilson Falcão
Cenário de exclusão de idosos das novas tecnologias é tema do artigo do jornalista Wilson Falcão -

O Brasil está envelhecendo. Segundo o IBGE, em poucos anos teremos mais idosos do que crianças no país. No entanto, enquanto os corpos envelhecem, os sistemas digitais parecem seguir na direção oposta — cada vez mais complexos, herméticos, e inacessíveis. O resultado? Um cenário de exclusão silenciosa, onde idosos são deixados à margem de serviços essenciais.

Não é difícil encontrar exemplos: um site do governo que exige autenticação em múltiplas etapas; um aplicativo bancário com ícones minúsculos e menus escondidos; plataformas de saúde digital que presumem familiaridade com termos técnicos. Até mesmo portais como os do Ministério da Fazenda ou da Receita Federal são verdadeiros labirintos.

Tudo sobre Artigos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Será que o próprio presidente da República conseguiria, sozinho, acessar todos os serviços digitais hoje exigidos dos cidadãos? E quanto ao aposentado de 76 anos que precisa apenas imprimir um comprovante ou atualizar um cadastro?

O que vemos hoje é uma corrida entre programadores e empresas por inovações cada vez mais sofisticadas — mas frequentemente esquecem a base mais importante: a usabilidade universal.

Técnicos da informação — desenvolvedores, engenheiros, cientistas da computação — precisam compreender que sua função vai além da inovação. Eles também são formadores de cidadania digital. Criar sistemas acessíveis é uma questão de respeito humano e social, especialmente quando se trata de um público que construiu o país em décadas passadas.

Está na hora de uma revolução silenciosa, mas profunda. Precisamos de tecnologia que inclua, que respeite, que acolha. O idoso não pode ser excluído do presente digital, pois ele é parte fundamental da nossa sociedade. A dignidade, o respeito e o acesso não são favores e sim direitos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Respeito ao Idoso tecnologia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cenário de exclusão de idosos das novas tecnologias é tema do artigo do jornalista Wilson Falcão
Play

Pontes para o Consensualismo

x