Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ARTIGOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ARTIGOS

Editorial - A Bahia da ciência

Confira editorial do Jornal A TARDE deste domingo

Redação

Por Redação

26/10/2025 - 1:26 h
Estudantes baianos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Estudantes baianos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia -

A missão da ciência é iluminar com conhecimento a vida das pessoas, justificando-se o cuidado com a semana a ela dedicada na Bahia, que se encerraria hoje não fossem as chuvas terem provocado adiamento de uma das atividades públicas.

É preciso saudar esta e outras iniciativas, incluindo as de âmbito federal, ao manifestar o serviço público estadual apreço às diligências para aproximar os cientistas de seu povo.

Tudo sobre Artigos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o governador Jerônimo Rodrigues já havia anunciado a recuperação do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia, seguindo esta trilha auspiciosa de aproximação. Não é difícil ser de prova desta política, em meio a participação simultânea de 10 municípios, promovendo 400 atividades voltadas à divulgação dos avanços científicos e da tecnologia.

Também verificou-se o lançamento da quarta edição da Revista Bahia faz Ciência e do edital do Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo. A “semana” pode ser estendida em meses e até anos, se dimensionada a relevância do tema, em justa proporcionalidade: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

Nada mais equivalente, uma vez contar a Bahia com mais de mil quilômetros de costa e baías portentosas, como a de Todos-os-Santos e a de Camamu, bem como mananciais e rios fluindo para abraçar o mar. A reunião de responsáveis pelas gestões das águas, em um estado de tal forma relacionado em perspectiva “líquida”, implica pensar em sugestões para investir em infraestrutura e oportunidades.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes, destacou o relevo do governo que integra, como referência em organizar descobertas projetando o futuro. O cuidado das autoridades para prover a ciência vem transmitindo a sensação de progresso, alcançando estudantes com interesse nos primeiros passos em busca de descobertas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

editorial

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Estudantes baianos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Play

Pontes para o Consensualismo

x