Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE AGRO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PARCERIAS

Comitiva da Alemanha conhece experiências sustentáveis no Oeste baiano

Representantes do ministério da agricultura alemão estiveram em Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves

Redação

Por Redação

30/06/2025 - 17:25 h
Delegação alemã conheceu experiências bem sucedidas de agricultura sustentável no oeste baiano
Delegação alemã conheceu experiências bem sucedidas de agricultura sustentável no oeste baiano -

Uma missão oficial do Ministério Federal da Alimentação, Agricultura e Identidade Regional da Alemanha (BMLEH) percorreu os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves para conhecer a tecnologia, inovação e práticas sustentáveis adotadas pela agropecuária baiana.

A delegação foi guiada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), em parceria com a Bahiainveste, com o objetivo de estreitar laços e fomentar parcerias entre os governos da Bahia e da Alemanha.

Tudo sobre A Tarde Agro em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As visitas ocorreram entre os dias 17 e 19 de junho e os integrantes da delegação alemã puderam conhecer experiências locais nas áreas de agricultura regenerativa, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), rastreabilidade e recuperação de pastagens degradadas.

O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, destacou que a visita da delegação alemã representa o reconhecimento internacional ao esforço do estado em promover uma agropecuária eficiente, sustentável e alinhada com as demandas globais.

“Essa é uma oportunidade para fortalecer parcerias, atrair investimentos e mostrar ao mundo os resultados das políticas públicas que impulsionam cadeias produtivas competitivas, com foco na qualidade e no respeito ao meio ambiente”, afirmou o secretário.

Leia Também:

À frente da comitiva alemã, a secretária de Estado Parlamentar do BMLEH, Martina Englhardt-Kopf, elogiou o alto nível tecnológico da produção agrícola na região.

“A Alemanha tem muito em comum com a Bahia, especialmente na agricultura. Foi fundamental presenciar o que está sendo feito aqui em termos de inovação e compromisso com a sustentabilidade. Vemos grande potencial de colaboração e crescimento conjunto entre nossas agriculturas”, destacou.

Representando a Seagri durante as visitas, o coordenador de Políticas Públicas para o Matopiba, Paulo Baqueiro, também ressaltou a importância da missão. “É uma oportunidade de apresentar o que estamos construindo no campo com tecnologia, responsabilidade ambiental e visão de futuro”.

Além das visitas técnicas, a agenda incluiu debates sobre cooperação nas áreas de bioeconomia, segurança alimentar e energias renováveis.

Relações comerciais Bahia–Alemanha

O agronegócio é um dos pilares da relação comercial entre a Bahia e a Alemanha. Em 2024, 66% das exportações baianas para o país europeu foram de farelo de soja, seguidas por celulose (16%), café (13%) e outros produtos agropecuários (6%). Em contrapartida, a Bahia importou, principalmente, maquinários e equipamentos agrícolas, reforçando o intercâmbio tecnológico entre os dois mercados.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

agricultura sustentável Ministério da Agricultura Alemanha oeste baiano seagri

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Delegação alemã conheceu experiências bem sucedidas de agricultura sustentável no oeste baiano
Play

Rio São Francisco e o impacto na irrigação da fruticultura na Bahia

Delegação alemã conheceu experiências bem sucedidas de agricultura sustentável no oeste baiano
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

x