Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE ESG
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESG NA INDÚSTRIA

Sustentável, celulose inspira pesquisas e amplia mercado

Biodegradáveis e renováveis, fibras naturais têm potencial para substituir plásticos e outros materiais

Da Redação

Por Da Redação

12/06/2023 - 20:23 h | Atualizada em 13/06/2023 - 10:36
Crescente demanda pelo mercado de celulose tem sido impulsionada por fatores como a elevação nos níveis de renda
Crescente demanda pelo mercado de celulose tem sido impulsionada por fatores como a elevação nos níveis de renda -

O mercado global de celulose foi avaliado em US$ 18,0 bilhões em 2022 e está projetado para atingir US$ 27,3 bilhões até 2027, crescendo a uma taxa CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 8,7% de 2022 a 2027.

A crescente demanda pelo mercado de celulose tem sido impulsionada por fatores como a elevação nos níveis de renda, a rápida urbanização e mudanças nas preferências do consumidor nas economias emergentes, baseadas na maior preocupação por soluções sustentáveis.

Tudo sobre A TARDE ESG em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As embalagens plásticas, prejudiciais ao meio ambiente por não serem biodegradáveis, podem ser substituídas por embalagens à base de celulose, biodegradáveis e renováveis, além de ter custo de fabricação menor. Na indústria automobilística, por exemplo, os fabricantes automotivos tendem a desenvolver carros mais leves e as nanofibras de celulose derivadas da polpa de madeira reduzem o peso dos veículos, aumentando seu desempenho, e são ecológicos, além de ter baixo custo de produção.

As estruturas de celulose regenerada impressas em 3D têm aplicações potenciais em vários campos, como eletrônicos flexíveis, biomedicina, construção civil, roupas e embalagens de alimentos. Suas capacidades precisam ser exploradas combinando conhecimentos e habilidades em química, nanotecnologia e manufatura avançada. A celulose nativa é a encontrada na natureza. A celulose regenerada é obtida por meio do tratamento da celulose com solução alcalina, ou por meio da dissolução da celulose e posterior regeneração.

Agricultura

Pesquisadores do Laboratório de Materiais Poliméricos e Biossorventes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo, estão testando materiais à base de celulose para fertilizantes de maior eficiência para melhorar o fornecimento de nutrientes às culturas e reduzir a liberação de produtos químicos não biodegradáveis no ecossistema. A técnica consiste em usar a nanocelulose modificada para descarregar no solo os nutrientes contidos no fertilizante de forma lenta e controlada, já que o nitrogênio, o fósforo e o potássio são altamente solúveis.

“O potássio é rapidamente levado pela chuva devido à sua alta mobilidade iônica - é o mais difícil de liberar de maneira controlada", afirma a professora Roselena Faez, coordenadora do grupo de pesquisa da UFSCar. "O nitrogênio pode ser obtido de várias fontes, como nitratos, amônia e uréia, mas as plantas obtêm mais facilmente o nitrogênio de que precisam a partir do nitrato, que também é facilmente lavado e não permanece no solo por muito tempo.”

Os potenciais novos usos para a celulose estão mudando o perfil dos produtores mundiais do insumo. A Suzano, que há quatro anos incorporou a Fibria e é líder mundial no setor, por exemplo, quer ser vista como fornecedora de biomateriais, não como produtora de commodities. “Vamos causar impacto na sociedade com mais sustentabilidade e mais inovação”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.

Saiba mais sobre ESG NA INDÚSTRIA

Veja mais em A Tarde ESG

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

A Tarde ESG celulose esg esg na indústria ODS Suzano

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Crescente demanda pelo mercado de celulose tem sido impulsionada por fatores como a elevação nos níveis de renda
Play

A construção da água, molécula por molécula

x